PUBLICIDADE

Saúde

Venda de antidepressivos cresceu 27% no Maranhão durante a pandemia

Dados são do Conselho Nacional de Farmácias. Alta no Maranhão ficou acima da média brasileira.

 — Foto: Getty Images
— Foto: Getty Images

A venda de antidepressivos no Maranhão cresceu 27% durante a pandemia, segundo apontou um relatório do Conselho Nacional de Farmácias. A venda de medicamentos controlados no estado superou a média nacional, que foi de 17% em 2020.

Segundo o levantamento, a venda de antidepressivos e estabilizadores de humor tiveram um aumento em todo o país no ano passado. Acima do Maranhão, os estados do Amazonas e Ceará lideraram o consumo na pandemia, com um crescimento de 29% cada. Em seguida do Maranhão vem o estado de Roraima, com 26% de alta.

O mal do século 21

Considerada o mal do século 21, a depressão atinge cerca de 4,4% da população do planeta e é a principal causa de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em uma década, entre 2005 e 2015, o número de pessoas com o transtorno subiu 18,4% no mundo todo, segundo o último relatório da OMS sobre o tema. Só no Brasil, 5,8% dos habitantes sofrem com a doença, a maior taxa do continente latino-americano.

O período da pandemia do novo coronavírus pode causar um estresse além do normal. Para as pessoas que tomam antidepressivos não é recomendado suspender a medicação por conta própria para não agravar a situação.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: