PUBLICIDADE

Religião

Bispo de Caxias orienta as paróquias sobre a Semana Santa

Comunicado foi emitido pelo bispo diocesano nessa quinta-feira (25).

Por: João Lopes/Direto da Redação | Data: 26/03/2021 08:46
Compartilhar

O bispo de Caxias, Dom Sebastião Lima Duarte, emitiu um comunicado nessa quinta-feira (25) com orientações às paróquias quanto as celebrações da Semana Santa diante da pandemia da covid-19:

Caríssimos, caríssimas, saudações em Cristo Jesus!

Estamos nos aproximando da Semana Santa, Tríduo e Páscoa, diante de um lockdown de três dias decretado pelo governo do Estado, embora não nos afete diretamente. Considerando ainda que a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou neste 23/03/2021 Projeto de Lei (PL) que torna as atividades das igrejas e templos essenciais em períodos de calamidade pública. Porém, ainda não foi sancionado pelo governador do Estado.

Caríssimos e caríssimas, diante de tantas infecções e mortes, e das consequências graves dos tempos que estamos vivendo e do cuidado que devemos ter para com o povo de Deus, que também faz parte do nosso pastoreio. Devo dizer que continuará pelo sábio discernimento de cada pároco, administradora, administrador, que não o faz sozinho, celebrar ou não estes dias com participação do povo. Precisando de ajuda a CNBB reeditou as Orientações para Semana Santa na Igreja no Brasil. Sempre levando em conta as decisões das autoridades dos Municípios.

Aos padres, por conta de tanto perigo de contágio, fica facultado modos de satisfazer aos que buscam a Confissão, se ordinário ou extraordinário. Se a celebração for comunitária que se atenham ao que diz Doc. 90 da CNBB sobre Absolvição Geral - Aplicação do can. 961 para o Brasil. Cito aqui dois parágrafos:

"A absolvição sacramental coletiva seja precedida de adequada catequese e preparação comunitária, não omitindo a advertência (...) de que devem estar dispostos e com o propósito de, no tempo devido, confessar-se individualmente dos pecados graves que naquele momento não puderam confessar".(n.8)

"É importante promover a celebração comunitária da Penitência conforme Rito para a reconciliação de vários penitentes com confissão e absolvição individuais pois a celebração do sacramento desta maneira manifesta mais claramente a natureza eclesial da penitência". (n.9) Neste modo eu prefiro fazer uma boa celebração penitencial e atender com BREVIDADE as Confissões e conceder absolvição individual, sem que as pessoas fiquem na igreja esperando uma absolvição geral.

Sobre a missa do Crisma durante a qual serão abençoados os outros Óleos, determino que celebremos dia 24 de maio, as 18h00, por ocasião de nossas reuniões do Conselho e do Clero, em Caxias. Ficando permitido uso prolongado dos óleos do ano passado até esta data.

Que Deus nos conduza e abençoe seu povo todo com esperança, fé e muita saúde. 

Em Cristo Jesus,

Na Solenidade da Anunciação do Senhor,

Dom Sebastião Lima Duarte

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: