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Educação

IFMA Caxias realiza audiência pública sobre acesso de novos alunos

Evento poderá ser acompanhado a partir das 10h pelo canal do Campus Caxias no YouTube.

Nesta quinta-feira (27), o campus do IFMA em Caxias promove uma audiência pública virtual para debater e coletar contribuições da comunidade para a construção da Política de Acesso Discente. Além de servidores e estudantes, o evento vai contar com a participação de pessoas da comunidade externa e representantes do judiciário e da educação.

A audiência poderá ser acompanhada pelo canal do Campus Caxias no YouTube, a partir das 10h. Os participantes poderão realizar perguntas e esclarecer dúvidas por escrito via chat.

Durante a audiência, serão eleitos dois servidores, um titular e um suplente, dentre os professores e técnico-administrativos, para representar o Campus Caxias no Fórum de Acesso Discente, previsto para ocorrer nos dias 1º e 2 de junho.

Para mais informações, acesse os links abaixo:

Edital de convocação para audiência pública

Minuta e documentos norteadores

Saiba mais

Política de Acesso Discente é o conjunto de princípio e diretrizes que estabelecem a concepção, a organização para a implantação de ações que promovam o acesso de estudantes aos cursos técnicos de nível médio e de graduação, em consonância com a Lei Nº 11.892/2008, com o Projeto Pedagógico Institucional, com o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMA, com a Política de Assistência Estudantil e de acordo com as demais legislações vigentes.

resolução da política, proposta pela Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE), estabelece que o acesso aos cursos técnicos e superiores será realizado mediante processo público, cujos critérios e normas específicas deverão estar em conformidade com a legislação vigente e com as normas gerais do IFMA. O documento define e detalha propostas e formas de acesso discente aos cursos do IFMA, como sorteio público, questionário socioeconômico, análise de desempenho escolar e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os diferentes tipos de curso e suas formas de oferta adotarão modelo de processo seletivo disposto na resolução.

O documento também trata das etapas do processo de acesso, bem como sobre quem será responsável pela execução e condução.

Para que o debate, a comissão organizadora recomenda a leitura integral da minuta e do documento norteador da Política de Acesso Discente do IFMA, objeto de análise durante a audiência, disponíveis na página PRENAE.

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