PUBLICIDADE

Religião

Papa Francisco nomeia novo arcebispo em São Luís

Anúncio foi feito nesta quarta-feira (2) após o Papa Francisco acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisário da Silva ao governo pastoral da arquidiocese da capital, por motivo de idade.

Por: G1 MA | Data: 02/06/2021 10:55 - Atualizado em 02/06/2021 10:55
Compartilhar

Dom Gilberto Pastana é o mais novo arcebispo de São Luís — Foto: Divulgação/CNBB
Dom Gilberto Pastana é o mais novo arcebispo de São Luís — Foto: Divulgação/CNBB

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (2) o bispo Dom Gilberto Pastana de Oliveira o novo arcebispo de São Luís.

O anúncio foi feito após o Papa acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisário da Silva ao governo pastoral da arquidiocese da capital, por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

Dom Gilberto Pastana tem 64 anos e nasceu na cidade de Boim, no estado do Pará. Ele estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém, também no Pará. Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.

O novo arcebispo de São Luís foi nomeado bispo da cidade de Imperatriz, a 626 km de São Luís, no dia 3 de agosto de 2005 e foi ordenado no dia 28 de outubro daquele ano, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, no Pará.

Durante seu ministério em Imperatriz, Dom Gilberto serviu ao Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como referencial para Liturgia, para as CEBs e os leigos, de 2005 a 2016. E entre 2010 e 2015, foi presidente do Regional.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: