PUBLICIDADE

Educação

Pesquisa do IFMA Caxias será apresentada em evento internacional

Pesquisa é desenvolvida pela aluna Luana Cordeiro, do curso de Zootecnia, sob orientação da professora Maria Verônica Andrade, do IFMA, e coorientação da professora Dinnara Silva, da Uespi.

Por: Ascom/ IFMA | Data: 05/06/2021 17:22 - Atualizado em 05/06/2021 17:25
Compartilhar

Uma pesquisa desenvolvida por Luana da Silva Cordeiro, aluna do curso de Zootecnia, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, foi aceita para apresentação oral na 3ª Conferência Internacional sobre Alimentação, Agricultura e Veterinária, que será realizada de 19 a 20 de junho, na Ege University, Turquia. O evento contará com a participação de 26 países. Em função da pandemia, as apresentações serão no formato virtual, e feitas em quatro idiomas: turco, inglês, russo e árabe.

Com o título “Surface Modifications In Desmanthus Virgatus Seeds Through Low Pressure Plasma Treatment”, a pesquisa é orientada pela professora Maria Verônica Meira de Andrade, do IFMA, e conta com a coorientação da professora Dinnara Layza Souza Silva, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) – essa foi a responsável pela submissão do resumo ao evento. “O nosso trabalho foi escolhido para ser apresentado de forma oral. Temos conhecimento que quando é escolhido dessa forma é porque o estudo chamou bastante à atenção dos avaliadores”, disse Luana Cordeiro.

Luana Cordeiro explica que a pesquisa foi desenvolvida no IFMA e na Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Na UFPI, foi a etapa para o tratamento das sementes ao plasma com um reator de nitretação iônica. Nós utilizamos, para obtenção dos resultados, o fator tempo (1, 3 e 5 min) e temperatura (30° e 40°). Já a segunda parte, correspondente ao restante de toda a avaliação, foi feita no IFMA Campus Caxias. Aqui, realizamos análise dessas sementes, com a medição de embebição, pH e condutividade”, explica a aluna.

Sobre a relevância do estudo, Luna destaca, inicialmente, o fator-chave, que é a apresentação de dormência nas sementes. “Outras também apresentam, e isso acontece quando mesmo em condições ideais para ocorrer à germinação (luz, umidade, temperatura) elas não conseguem. O método com o plasma é uma tecnologia limpa, sem resíduos, o que não acontece em outros que são utilizados, como, por exemplo, a quebra utilizando o ácido sulfúrico”, frisa.

Essa mesma pesquisa foi selecionada na chamada interna do IFMA para participar do 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica da grande área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia. O resultado será divulgado pelo CNPq até 15 de junho. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada em julho durante a 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Caso seja vencedora, Luana Cordeiro receberá a seguinte premiação: a) Quantia em dinheiro no valor de sete mil reais; b) Uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado, no país; e c) Uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação na 73ª SBPC.

“Neste mês, temos dois momentos importantes. Em relação ao Congresso Internacional, os créditos maiores são a aceitação do trabalho, e logo, logo como publicação no currículo”, afirma Luana. “Em relação ao Prêmio do CNPq, da mesma forma, se não conquistá-lo, estarei realizada em levar o IFMA como indicado a representante do Maranhão”, pondera.

“De modo geral, a aceitação no Congresso e indicação ao Prêmio CNPq indicam a qualidade da pesquisa desenvolvida”, avalia a professora Verônica Meira.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: