PUBLICIDADE

Cultura

Tambor de Crioula é revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil

Decisão foi tomada durante a 97ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Por: G1 MA | Data: 01/09/2021 16:09 - Atualizado em 01/09/2021 16:10
Compartilhar

Tambor de crioula do Maranhão — Foto: Márcio Vasconcelos

O Título do Tambor de Crioula foi revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil, nessa terça-feira (31), durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A dança, de origem africana, é formada por mulheres com saias longas que se revezam na roda, enquanto os homens, tocam seus tambores.

Os processos de revalidação foram apreciados e aprovados por unanimidade durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Antes da deliberação do Conselho, os processos dos três bens culturais passaram por consulta pública e os pareceres de reavaliação foram apreciados pela Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial do Iphan.

Os bens culturais registrados como Patrimônio Cultural passam pelo processo de revalidação a cada dez anos, de acordo com o estabelecido no Decreto nº 3.551/2000. O objetivo é investigar sobre a atual situação do bem cultural, verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos ao bem, entre outros aspectos. A revalidação também busca dar subsídio a ações futuras de proteção e valorização do patrimônio imaterial.

Tambor de Crioula

O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.

Essa manifestação afrobrasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: