PUBLICIDADE

Educação

IFMA: Condir aprova moção de agradecimento à imprensa de Caxias

Nas duas últimas reuniões, colegiado recebeu novos membros, orientou o processo eleitoral de escolha dos membros dos colegiados dos cursos superiores e aprovou criação de laboratórios .

Por: Ascom/ IFMA | Data: 11/09/2021 15:28 - Atualizado em 11/09/2021 15:30
Compartilhar

Conselho esteve reunido de forma virtual na quarta-feira, 08 de setembro.

O Conselho Diretor (Condir), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, realizou de forma virtual, no dia 08 de setembro, a 10ª Reunião Ordinária. As pautas envolveram informes do presidente, alteração no regimento interno e apresentação de moções.  

A reunião foi presidida pelo diretor de administração e planejamento, Guilherme Andrade Lopes, e contou com a participação de representantes da gestão da unidade de ensino, de técnico-administrativos, dos professores, dos estudantes, de egressos (ex-alunos), da sociedade civil e sindical.

A seguir, confira as principais deliberações da reunião.

Moção de agradecimento aos órgãos de imprensa de Caxias

Os conselheiros Luis Morais, representante dos técnicos, e Raimundo Filho, representante da diretoria de desenvolvimento educacional, apresentaram moção de agradecimento aos órgãos de imprensa do município de Caxias/MA. Segundo eles, a moção reconhece a atuação dos profissionais da imprensa e seus colaboradores na divulgação das ações institucionais. “Dirigimos esta moção ao Portal Noca, Sistema Guanaré, Sistema Difusora (Sinal Verde), Sistema Veneza e a TV Mirante. Ao longo de quase onze anos, esses veículos de comunicação, de forma responsável, imparcial e ética, levam informações à população, de um modo geral, sobre as ações e os programas executados pelo Instituto”, escreveram os conselheiros na justificativa. Eles apontam ainda que a atuação desses veículos, por meio de suas multiplataformas, evidencia e registra a importância dos acontecimentos da história do Instituto Federal do Maranhão. Os conselheiros registraram o alinhamento muito harmônico e institucional desses veículos com o setor de comunicação do Campus Caxias e a Assessoria de Comunicação do IFMA, resultando em um fortalecimento do relacionamento da instituição com seus diversos públicos.

Além da aprovação, os conselheiros convidaram os representantes desses órgãos para receber, na reunião ordinária seguinte, a moção e uma placa.

Jornalista Linna Medeiros entrevista professor Raimundo Filho. Essa foi a última pauta da comunicadora no Campus Caxias, em abril deste ano

Moção de pesar – Falecimento da jornalista Linna Medeiros

Os mesmos conselheiros apresentaram moção pelo falecimento da jornalista Linna Medeiros, aos 44 anos, ocorrido na segunda-feira, 6 de setembro, em Caxias. “Com seu profissionalismo, ética, carisma e paciência, só para citar alguns adjetivos, Linna dedicou parte de sua carreira a cobrir ações do IFMA ao longo de anos, quando de suas passagens pelos principais veículos de comunicação de nosso município”, escreveram os conselheiros na justificativa.

Alteração do prazo para envio de pauta

Segundo o artigo 22 do Regimento Interno do Condir, a convocação das reuniões ordinárias é de competência exclusiva do Presidente do Conselho, devendo ter a pauta e os respectivos documentos divulgados com antecedência mínima de sete dias úteis. Os conselheiros aprovaram alteração no sentido de diminuir esse prazo para cinco dias úteis.

Mais informações: 9ª Reunião Ordinária

No dia 6 de julho, o Condir realizou a 9ª Reunião Ordinária para tratar sobre três pautas: posse dos novos membros; processo eleitoral de escolha dos membros dos colegiados dos cursos superiores; e criação de laboratórios. A reunião ocorreu por videoconferência e foi transmitida ao vivo pelo Canal do Campus no YouTube.

Os novos membros do Conselho Diretor foram empossados pelo presidente, professor João da Paixão Soares. O colegiado atuará até 2023, representando dirigentes, técnico-administrativos, professores, estudantes, egressos (ex-alunos), sociedade civil, entidades sindicais e Reitoria. Clique aqui, acesse a galeria e conheça os novos membros.

Em relação ao processo eleitoral de escolha dos membros dos colegiados dos cursos superiores, coube ao professor Raimundo Filho justificar a necessidade de regulamentação das atividades por meio de nota orientativa. Segundo ele, esse documento é elaborado pelo Conselho Gestor do Ensino, composto voluntariamente por servidores, majoritariamente, das coordenações de cursos. “Quanto aos colegiados de cursos, anteriormente, estavam sendo compostos por todos os docentes do curso, mas verificou-se que havia regulamentação da instituição sobre sua composição”, afirmou.

Em votação, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes, sem modificações. Acesse aqui o documento.

Por fim, naquela reunião, os conselheiros aprovaram a criação dos Laboratórios de Gestão Empresarial Simulada, de Educação e Ciências Humanas e de Hidrologia. Acesse aqui o documento de criação dos laboratórios.

Saiba mais sobre o Condir 

Para realizar consulta e acompanhar as deliberações do Condir, acesse a página do Conselho Diretor. O órgão também disponibiliza o e-mail [email protected].

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: