PUBLICIDADE

Esporte

Diversão e nostalgia: torneio de baladeira reúne gerações em Caxias

Competidores foram atraídos não só pela diversão e lembranças da infância, mas também pela premiação que teve capão, porco e bode para os primeiros colocados.

Por: Ascom | Data: 18/10/2021 15:27 - Atualizado em 18/10/2021 15:29
Compartilhar

Um objeto feito de madeira em formato de "Y" com tiras elásticas e um suporte de couro. A baladeira, um dos símbolos do Nordeste, criado inicialmente com o objeto de caça para os adultos, nas mãos das crianças ganhava uma outra finalidade, servia como brinquedo artesanal para testar habilidades de mira e coordenação motora.  Com o passar dos anos e a facilidade dos jogos eletrônicos, a prática da baladeira foi se perdendo com o tempo, mas sempre nas lembranças de quem teve na infância essa diversão. 

Em Caxias, nesse domingo (17), pais tiveram a oportunidade de mostrar a seus filhos como eles se divertiam no passado, através do 1º Torneio de Baladeira, promovido por uma página de esportes na internet, que tem um projeto de resgatar as brincadeiras que fizeram a diversão de milhares de pessoas há décadas. 

"Vimos que era uma ideia muito bacana. A zona rural de Caxias e até cidades vizinhas já tinham realizado um evento como esse. É uma diversão, é uma brincadeira saudável, uma forma de resgatar brincadeiras da infância de muita gente, então resolvemos trazer para o nosso município", destacou o criador e organizador da página Podium Sport Mais, Vanderley Araújo. 

Um evento divertido e cheio de nostalgia, o 1º Torneio de Baladeira foi um dos assuntos em destaque nas redes sociais. Um dos perfis mais acessados do estado, o Top Five Maranhão, divulgou fotos e vídeos do evento em tempo real, o que gerou dezenas de comentários divertidos entre os internautas.

Os competidores foram atraídos não só pela diversão e lembranças da infância, mas também pela premiação que chamou atenção e reforça o objetivo do evento de resgatar a cultura interiorana. "Resolvemos premiar o terceiro colocado com um capão (franco caipira), o segundo lugar um porco e para o grande ganhador um bode", destacou o organizador.

O torneio foi transmitido ao vivo pelo Youtube. Pessoas de várias partes do Brasil puderam matar um pouco da saudade pelas imagens. O evento atraiu vários espectadores no Parque da Cidade, local escolhido para reunir os amantes da brincadeira.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e sua filha Amanda Gentil também entraram na diversão. "Estou aqui relembrando um pouco da minha infância, e agora como gestor público estou apoiando, afinal, Caxias merece eventos assim", disse Fábio Gentil. "É o primeiro, mas não é o último. A prefeitura vai fazer questão de apoiar, não só esse torneio, mas todas as outras atividades esportivas. Isso gera diversão e qualidade de vida", relatou Amanda Gentil.

O torneio durou a manhã toda de domingo, reuniu famílias inteiras e conseguiu o objetivo de resgatar a prática de baladeira, uma brincadeira antiga que virou uma competição saudável. "Eu adorei o resgate dessa brincadeira saudável. Trouxe toda a minha família", falou Luzilene Silva, que foi contemplada com uma torre de chopp, através de sorteio para as pessoas que estavam acompanhando. 

O primeiro lugar ficou com "Zazá", que apesar da falta de prática devido o tempo, não perdeu habilidade e levou o prêmio maior. "Me inscrevi em um dia antes do torneio. Foi uma disputa acirrada, foi difícil, mas consegui o primeiro lugar. Parabéns a Podium Sport Mais por resgatar essa brincadeira e mostrar para as novas gerações a baladeira, e quem sabe motivar a sair um pouco dos jogos eletrônicos", destacou o ganhador. 

Relação dos ganhadores:

3º lugar: Natan Silva 

2º lugar: Deusivan Andrade

1º lugar: Márcio Henrique

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: