PUBLICIDADE

Geral

Corregedor Geral de Justiça do Maranhão vem a Caxias conhecer sucesso da regularização fundiária

Encontro ocorreu nessa segunda-feira (25) no gabinete da Prefeitura Municipal.

Por: Ascom/ Prefeitura de Caxias | Data: 26/10/2021 09:01 - Atualizado em 26/10/2021 09:10
Compartilhar

Nessa segunda-feira (25), o corregedor Geral de Justiça do Maranhão, Paulo Sérgio Velten Pereira, foi recebido pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e a coordenadora municipal da Regularização Fundiária, Ronyara Pimentel, para conhecer o trabalho que vem sendo feito no município.

O encontro ocorreu no gabinete da Prefeitura Municipal. O corregedor estava com sua equipe e acompanhado do juiz Sidarta Gautama Farias Maranhão. 

Durante a visita, o corregedor, o prefeito e a coordenadora da Regularização Fundiária também entregaram um título de propriedade à Maria Alice, moradora da Vila São José, que já reside na comunidade há 25 anos. “Estou muito alegre por receber o documento da minha casa. Agora é minha e ninguém toma. Que Deus abençoe nós todos”, disse ela.

A regularização fundiária segue um marco regulatório, que é a Lei 13.465/2017, que ampliou a regularização no país. Caxias participa do processo de Regularização Fundiária, por meio do Projeto Integra, que elegeu Caxias, Coelho Neto e Imperatriz.

O município faz parte de um projeto piloto que tem apresentado resultados importantes. “A regularização organiza a ocupação do solo urbano. Hoje os administradores públicos buscam trazer a função social para a cidade. O cidadão passa a ter acesso ao crédito, ele pode investir em uma atividade econômica e por outro lado, gera receita para o município. A receita municipal caiu muito, e quando você regulariza, a pessoa paga o IPTU, taxa de localização e funcionamento, caso coloque um pequeno negócio. Temos as acessibilidades promovidas pela administração pública, tornando a cidade compatível com o século XXI. Está de parabéns a cidade de Caxias, na pessoa do prefeito Fábio Gentil, e a Corregedoria é aliada nesse processo”, afirmou Paulo Sérgio.

Para Ronyara Pimentel, “a visita de Paulo Velten é muito importante, porque estamos tendo o trabalho reconhecido, e ficamos muito satisfeitos pela dedicação da nossa equipe que trabalha com o coração. Nós fazemos todo um estudo do bairro, social e jurídico da área e vemos quais melhorias cada bairro pode ter também. Nós começamos com o cadastro social, mas vamos muito além disso, a regularização quer trazer melhorias para a vida das pessoas".

O prefeito Fábio Gentil destacou que esse processo está levando dignidade aos caxienses e agradeceu a visita do corregedor. “Nosso corregedor tem dado toda a estrutura e todo o conhecimento para que nós possamos juntos fazer com que essa titularização chegue a todos os bairros da cidade. Hoje, estamos na Vila São José entregando os títulos de todos os moradores. O compromisso da nossa coordenadora Ronyara mostra que Caxias está à frente, e vamos apresentar aos demais municípios do Maranhão. Eu fui vereador por 20 anos, e o processo era feito de doação com uma lei específica para cada pessoa, mas a prefeitura resolveu investir, criou uma Coordenação de Regularização Fundiária, que juntamente com a Corregedoria do Estado do Maranhão e o cartório podemos oferecer a titularização, dando a certeza de que mesmo na falta da pessoa que tem o título, a casa fica na família”.

Mais

A Regularização Fundiária em Caxias iniciou com a titularização das famílias da Vila Esperança, onde 182 famílias foram beneficiadas; Luiza Queiroz com 200 famílias, Volta Redonda com 18 famílias, a Escolinha Tia Joana, e agora a Vila São José, com aproximadamente 200 famílias com seus títulos. Os trabalhos estão adiantados com as 2.500 famílias do bairro Nova Caxias, que devem ser alcançadas.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: