PUBLICIDADE

Justiça

Varas de Caxias recebem apoio na gestão de processos

Objetivo é sanear o volume de processos em tramitação e que estão sem movimentação há mais de cem dias.

Por: Ascom/Corregedoria Geral da Justiça | Data: 24/11/2021 04:27
Compartilhar

A 2ª e a 3ª Varas Cíveis da Comarca de Caxias receberam a visita técnica da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), que desenvolveu ações de apoio à gestão da secretaria judicial, com o objetivo de auxiliar juízes e servidores no enfrentamento da demanda judicial.

Durante a visita técnica, foram discutidas e definidas ações estratégicas, em conjunto com os juízes e servidores das duas varas, a fim de auxiliar a gestão processual e construído um plano tático para a solução dos problemas encontrados. O objetivo é sanear o volume de processos em tramitação e que estão sem movimentação há mais de cem dias.

DIAGNÓSTICO

O juiz José Nilo Ribeiro, supervisor da área judicial e a coordenadora de Planejamento e Aprimoramento da Justiça de 1º Grau, Aline Mendonça, se reuniram com os juízes  Ailton Gutemberg Carvalho Lima (2ª Vara) e Antônio Manoel Araújo Velozo (3ª Vara) e servidores e apresentaram os dados estatísticos do sistema Termojuris com o diagnóstico das unidades, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas detectados.

Segundo informações do sistema Termojuris, de 19 de novembro, a 2ª e a 3ª Varas Cíveis de Caxias possuem uma demanda geral de mais de 20 mil processos e registram altas taxas de congestionamento de baixa.

A equipe da CGJ-MA também discutiu sobre a metodologia de trabalho da visita técnica e forneceu informações sobre as ferramentas tecnológicas de gestão que devem ser utilizadas e avaliou o desempenho da unidade. A reunião também tratou do nivelamento dos conceitos do planejamento e discutiu a elaboração de ações estratégicas para alavancar o trabalho das varas.

ACOMPANHAMENTO DA JUSTIÇA DE 1º GRAU

A ação cumpre o “Programa de Acompanhamento das Unidades de 1º Grau”, com o objetivo de dar apoio às unidades jurisdicionais com dificuldades no cumprimento das metas nacionais desempenho da Justiça estadual da primeira instância. 

A execução do programa atende a diretriz estabelecida pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), no sentido de desenvolver projeto de trabalho junto às unidades jurisdicionais com maior dificuldade em atingir as metas ou com excesso de prazo de conclusão dos processos.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: