PUBLICIDADE

Geral

5º Salão do Livro de Caxias tem início nesta quinta-feira (25)

Este ano, o evento tem como tema a imprensa em Caxias.

Por: Blog do Jotônio Vianna | Data: 24/11/2021 15:09
Compartilhar

A Academia Caxiense de Letras, por meio do edital Conexão Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, realiza dias 25 e 26 a 5ª edição do Salão do Livro de Caxias.

Este ano, o evento tem como tema a imprensa em Caxias. Na figura de Gentil Meneses e Vítor Gonçalves Neto, dois grandes jornalistas destas plagas, são homenageados todos os jornalistas de Caxias, de ontem e de hoje.

O tema é pertinente, levando em consideração que na atualidade a atividade jornalística vem passando por séries de reveses, de dentro e de fora. A liberdade de expressão e pensamento do jornalista vem sendo atacada – às vezes com socos, às vezes com intimidações, às vezes pela própria maquinaria empresarial da imprensa.

Mas, ironicamente, num mundo em que a informação se multiplica desordenadamente, a qualidade da informação decai, e a prova disso é a grave crise de informação que nós vivenciamos: as epidemias de fake news. E justamente nesse contexto a atividade do jornalista faz-se mais importante.

A relação entre jornalismo e literatura também é muito importante, e o evento não silencia sobre isso.

O evento abordará todas essas questões também por meio de palestras. No primeiro dia, o grande jornalista e literato teresinense Cineas Santos versará sobre a imprensa no interior. No segundo dia, uma mesa redonda tratará sobre as relações da imprensa com a Democracia. Espalhada pela casa, uma exposição de jornais, cobrindo grande parte da história da imprensa em Caxias.

A cereja do bolo: música instrumental, por conta do Trio Itapecuru Rio Triste.

Compareçam. É tudo grátis. E também acompanhem pela internet, pelo @academiacaxiensedeletras no Instagram.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: