PUBLICIDADE

Educação

IFMA Caxias oferta 160 vagas para ingresso no Ensino Médio

Inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 21 de dezembro.

Por: Ascom/ IFMA | Data: 02/12/2021 07:49 - Atualizado em 02/12/2021 07:52
Compartilhar

Na terça-feira, 30 de novembro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu as inscrições para o processo seletivo de acesso aos cursos técnicos presenciais oferecidos nas formas integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio para o ano de 2022. O maior seletivo da história do Instituto oferta 6.705 vagas em 29 Campi localizados em 27 cidades maranhenses. 

O Campus Caxias disponibiliza 160 vagas em cinco cursos integrados ao Ensino Médio: Administração (40 vagas – tarde), Agroindústria (40 vagas – manhã), Agropecuária (40 vagas – manhã) e Informática (40 vagas – tarde). Com duração de três anos, essa forma possibilita ao aluno, numa única matrícula, cursar o ensino médio e técnico ao mesmo tempo. Ao final, o estudante recebe o diploma de técnico de nível médio, já que a formação reúne os conhecimentos de nível médio e as competências da educação profissional. Para ingressar no curso técnico integrado ao ensino médio, o estudante deve possuir o ensino fundamental completo ou concluí-lo anteriormente à data de matrícula, conforme cronograma do edital. 

Para saber mais detalhes sobre os cursos do Campus Caxias, como objetivos, aptidões esperadas dos egressos e atuação profissional, acesse aqui a página de cursos.

Inscrições - Os candidatos deverão se inscrever pela internet até o dia 21 de dezembro. Após o preenchimento do formulário eletrônico, será gerada uma guia de pagamento no valor de trinta reais. A taxa poderá ser paga por PIX (via leitura de QR code) ou boleto (via código de barras) em qualquer agência bancária ou seus correspondentes. O prazo para pagar a inscrição vai até o dia 22 de dezembro. As inscrições só serão homologadas após o pagamento.

Clique aqui para acessar a área de inscrições

Em todos os campi do IFMA, haverá terminais de computadores com acesso à internet para os candidatos que precisarem efetuar sua inscrição, podendo ser auxiliados por um servidor da instituição. Os computadores estarão disponíveis das 8h às 12h e das 14h às 18h. O Campus Caxias está localizado na MA-349, KM 02, Gleba Buriti do Paraíso, Zona Urbana.

Forma subsequente - A novidade desta edição para o Campus Caxias é a oferta de 40 vagas no curso técnico em Comércio, ofertado na forma subsequente. Para ingressar nesse curso, o candidato deve possuir o ensino médio completo ou concluí-lo até a data da matrícula. Os candidatos também deverão se inscrever pela internet até o dia 21 de dezembro, seguindo os mesmos procedimentos descritos anteriormente.

Seleção - Nesta edição, a seleção será realizada através de prova, prevista para ser aplicada no dia 16 de janeiro de 2022. Em relação aos processos seletivos dos anos anteriores, também há novidades no número de questões da prova, que passou de 40 para 30, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática.

Canais de Comunicação - Este ano, os candidatos vão dispor de dois canais de comunicação durante o processo: do próprio IFMA, em seu portal e redes sociais; e a página da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC), que presta apoio ao Instituto Federal do Estado e é responsável pela execução das etapas do seletivo.

Dúvidas e informações complementares sobre o Seletivo 2022 podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected].

Para mais informações, acesse os links abaixo:

Acesse a Página do Seletivo no Portal do IFMA

Acesse o Edital do Processo Seletivo 2022

Acesse o site da FUNETEC

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: