PUBLICIDADE

Arte

Caxias tem Semana Municipal de Arte Sacra

Exposição está acontecendo na centenária Igreja do Rosário dos Pretos de Caxias e segue até dia 7 de abril.

Por: ASCOM/ Prefeitura de Caxias | Data: 01/04/2022 15:01 - Atualizado em 01/04/2022 15:01
Compartilhar

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, em parceria com a Diocese de Caxias, abriu nessa quinta-feira (31) a Semana Municipal de Arte Sacra, com a exposição de imagens de santos feitos em madeira e em argila, de origem brasileira e europeia, construídas a partir do século XVII. As imagens representam a história da Igreja e da religião Católica. A exposição está acontecendo na centenária Igreja do Rosário dos Pretos de Caxias e segue até dia 7 de abril.

“As imagens sacras nos comunicam muitas coisas, pois é o resgate dos grandes amigos de Deus. Por isso, a Igreja faz acontecer essa profecia divina, para que eles não sejam esquecidos. Nós comemoramos a história dos santos como se fossem nossos conterrâneos, porque eles nos acompanham com seus exemplos e sua história”, disse Padre Ribamar, pároco da Igreja de São Benedito.

“Um momento como este é ímpar, pois se aproxima da Semana Santa. A exposição traz imagens das igrejas caxienses. Assim, a Igreja do século XVIII, conhecida como Igreja da Balaiada, é um dos templos religiosos que se relaciona com a questão escravagista, pois foi construída por mão de obra escrava. Portanto, a semana sacra precisa acontecer com mais intensidade”, frisa a historiadora Mercilene Torres.

“Temos uma semana em que os caxienses vão poder conhecer parte do acervo histórico das igrejas de Caxias. As pessoas que vierem vão poder fazer a visita guiada pelos monitores de turismo. Algumas esculturas são feitas em madeira e argila, usadas no culto católico”, lembra Akman Viana, coordenador do Projeto Caxias Turística.

Os caxienses poderão visitar as 18 imagens sacras, e contemplar a arte e desvendar a história de cada santo, além de crucifixos de época. A ideia da exposição, além de evidenciar a religiosidade católica, é também reforçar o turismo religioso na cidade, reavivado neste período da quaresma, na semana que antecede a conhecida Semana “Caçadeira” ou Semana Santa.

“Caxias é uma cidade com patrimônio histórico e religioso que precisa continuar sendo valorizado. Nós estamos em uma igreja tradicional de Nossa Senhora do Rosário, e falar de arte sacra é encontrar com a Igreja Católica, que transforma a fé que a gente não vê em algo visível, por meio dessas imagens. A maioria dos santos é de nossas igrejas, e para nós é uma alegria estar aqui pedindo a todos eles que possamos superar este momento de pandemia e expressar a nossa fé”, disse Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da Diocese de Caxias.

“A Semana Municipal de Arte Sacra é realizada anualmente no período da Quaresma, na semana que antecede a Semana caçadeira. Esse ano decidimos fazer dentro da Igreja do Rosário, pelo seu contexto histórico, para todos aqueles que amam a arte sacra, a cultura e as tradições. A exposição acontece das 8h às 17h30. O foco também é dar visibilidade ao turismo religioso”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: