PUBLICIDADE

Política

Câmara concede títulos de cidadania caxiense a procurador-geral e promotores de justiça

Solenidade aconteceu na noite de quarta-feira (4).

Na noite de quarta-feira (4), a Câmara Municipal de Caxias realizou sessão solene de outorga de títulos de cidadania caxiense para membros do Ministério Público do Maranhão. Foram agraciados o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e os promotores de justiça Vicente Gildásio Leite Júnior e Lítia Cavalcanti.

O presidente da Câmara de Vereadores, Teódulo Aragão, foi o autor do projeto de Decreto Legislativo para conceder os títulos de cidadão ao procurador-geral e à promotora Lítia Cavalcanti. Já a proposição para o título ao promotor Vicente Gildásio é de autoria conjunta do chefe do Legislativo Municipal e do vereador Torneirinho.

O promotor Vicente Gildásio agradeceu pelo título de cidadão, afirmando gostar muito da cidade, onde atua desde 2014 como titular, e de seu povo. O promotor de justiça teve, ainda, uma primeira passagem por Caxias em 2005, como promotor de justiça substituto. Relembrou algumas atuações no município, como a que levou ao tombamento municipal da área do Memorial da Balaiada e a revitalização do Balneário Veneza. Para Gildásio, o Ministério Público é um parceiro dos gestores e precisa sempre buscar a atuação conjunta para a resolução dos problemas. “O promotor de justiça precisa se envolver com as questões da sociedade. Não podemos perder a nossa humanidade”, ressaltou.

A promotora Lítia Cavalcanti, que atuou em Caxias no período de 1998 e 2004, contou que a sua ligação com o município vem de família, sendo seus avós e mãe caxienses. Além disso, afirmou que as experiências pessoais e profissionais que viveu em Caxias ajudaram a formar a pessoa e a profissional que é hoje. Lítia Cavalcanti lembrou a investigação da violência sexual contra crianças e adolescentes. Na época, não existia a tipificação do crime de exploração sexual de crianças e adolescentes, que hoje está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Aqui aprendi que ‘a vida é combate’, como disse Gonçalves Dias, e que a cidade conhecida como Princesinha do Sertão é, na verdade, uma grande guerreira, da qual saem filhos ilustres e grandes mudanças sociais”, destacou.

Em seu discurso, Eduardo Nicolau agradeceu aos vereadores e ao povo de Caxias pela honraria. O procurador-geral de justiça falou sobre a sua trajetória de 42 anos de Ministério Público e sobre como a atuação do órgão está diretamente ligado ao povo. “O problema de todos também é meu problema. Essa é a visão que todos os membros dessa instituição precisam ter”, afirmou. O procurador-geral de justiça destacou que o Ministério Público deve sempre servir a todos indistintamente. “Toda pessoa merece o respeito do Ministério Público, e isto eu vou fazer sempre e com muita clareza até o último dia do meu mandato. Muito obrigado a todos os senhores edis, muito obrigado ao povo de Caxias, que reconhece na minha pessoa o serviço do Ministério Público”.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, observou que os vereadores presentes, que concederam por unanimidade o título de cidadania caxiense aos membros do Ministério Público, representam a vontade de mais de 180 mil habitantes do município e que os homenageados são merecedores da maior honraria oferecida pela cidade. O chefe do Executivo Municipal também enfatizou a relação de respeito existente entre a administração municipal e o MPMA, visto por ele como um importante parceiro. “O Ministério Público escuta os reclames da sociedade e os leva ao Executivo e ao Legislativo para que possamos atuar pelo bem do nosso povo”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Teódulo de Aragão, lembrou passagens importantes da atuação dos promotores de justiça Lítia Cavalcanti e Vicente Gildásio em Caxias e destacou que o procurador-geral Eduardo Nicolau, embora não tenha passado pela Comarca, tem atuado de forma impessoal e responsável em benefício da população maranhense e caxiense. “Os três agraciados não nasceram aqui, mas sempre estiveram à disposição do povo de Caxias. Sigam sempre ajudando a nossa cidade”, finalizou.

Também se manifestaram, saudando os homenageados, os vereadores Catulé, Torneirinho, Mário Assunção, Charles James, Darlan, Ximenes e Ramos.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: