PUBLICIDADE

Saúde

Governo vai ampliar tratamento contra o câncer no Leste Maranhense

Leitos oncológicos no Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão passam de 19 para 30.

Por: SES | Data: 25/05/2022 07:17 - Atualizado em 25/05/2022 07:17
Compartilhar

O Governo do Estado segue investindo na assistência especializada a pacientes em tratamento contra o câncer no Maranhão. Durante agenda no município de Caxias, na segunda-feira (23), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, anunciou a ampliação do número de leitos oncológicos no Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, que passam de 19 para 30.

“São leitos de enfermaria, todos prontos para dar suporte a pacientes vindos da Região Leste Maranhense. Com essa estrutura, ganhamos em qualidade de vida, atendimento, além da agilidade e tempo na resposta ao tratamento, algo por demais valioso para quem está iniciando a assistência oncológica”, afirmou o secretário Tiago Fernandes.

Localizado na BR-316, o Hospital Macrorregional de Caxias é referência para os sete municípios da região no tratamento contra o câncer, com habilitação em Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacom). Essa linha de cuidado conta com recursos humanos e tecnológicos voltados para a assistência de alta complexidade.

A admissão de pacientes para tratamento no hospital acontece via Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da própria unidade ou por encaminhamento dos municípios. Os serviços de Oncologia ofertados pelo hospital contemplam as especialidades em oncologia clínica, cirúrgica, cuidados paliativos, serviço de urgência e emergência, quimioterapia, dentre outros.

De acordo com o diretor clínico do Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, Jean Carlos Lima, os investimentos resultam do bom trabalho realizado. “A ampliação implica no aumento da participação do equipamento na oferta de tratamento oncológico pelo SUS na Região Leste Maranhense. Por isso é que recebemos esse investimento com muita alegria, pois com certeza a partir dele vamos conseguir continuar melhorando a vida dos pacientes”, disse o diretor.

De 2021 até maio deste ano, o hospital já realizou 1.443 procedimentos de quimioterapia. Entre os principais tipos de câncer tratados na unidade, estão os urológicos e ginecológicos, bem como na região da cabeça e pescoço, que envolvem as áreas da boca, tireoide e laringe.

O senhor Antônio Xavier do Vale está acompanhando o irmão, o paciente Crescêncio José do Vale, de 65 anos, que recentemente deu entrada na unidade para iniciar o acompanhamento oncológico. “O acolhimento aqui é muito bom. Há 20 dias, meu irmão deu entrada, já iniciou o tratamento e tem recebido a medicação para dor nos horários certos. Agora estamos no aguardo pela cirurgia”, comentou.

O Hospital Macrorregional de Caxias ainda oferta serviços de apoio diagnóstico como raio-X, tomografia, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, broncoscopia, laringoscopia, retossigmoidoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Também são viabilizados pela unidade exames como ressonância magnética, cintilografia óssea e de corpo inteiro, tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET CT), angiografia cerebral e mamografia.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: