PUBLICIDADE

Geral

Carga com transporte irregular de queijo e de bovinos é apreendida em Caxias

Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) foi acionada pela PRF para aplicar as medidas sanitárias necessárias.

Por: Secom/ Governo do Maranhão | Data: 15/06/2022 22:29
Compartilhar

Uma carga com 2 mil quilos de queijo, tipo mussarela e coalho, sem procedência, e oito bovinos transportados em veículo inadequado e sem a documentação sanitária exigida por lei foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante o fim de semana, na cidade de Caxias. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) foi acionada pela PRF para aplicar as medidas sanitárias necessárias. 

De acordo com a chefe da Unidade Regional de Caxias, Nádia Medeiros, os bovinos estavam sendo transportados em um caminhão tipo verdureiro, escondidos em meio às caixas vazias, configurando um transporte completamente inadequado e irregular, pela ausência da Guia de Trânsito Animal (GTA). Por conta disso, foi lavrado um auto de infração e os animais foram retidos e levados a um local adequado, aguardando um veículo boiadeiro para seu transporte e emissão da GTA.

A carga de queijo apreendida pelos policiais também estava em um caminhão verdureiro, escondida em meio a caixas vazias sem acondicionamento térmico e sem qualquer condição de higiene para o transporte. O alimento estava dentro de sacos de ráfia, reaproveitados, o que é proibido por legislação sanitária. Outro agravante é que o queijo não possui qualquer registro em Serviço de Inspeção Oficial, o que significa que seu processo de produção não foi inspecionado dentro dos padrões higiênicos e sanitários exigidos pela legislação, gerando um produto sem qualidade e que põe em risco a saúde do consumidor.

Todas as medidas administrativas e sanitárias necessárias previstas em lei foram devidamente aplicadas pela AGED, que alerta para a importância do bem-estar animal e consumo de alimentos devidamente inspecionados. As ações de defesa e inspeção animal da AGED objetivam assegurar a qualidade dos alimentos que chegam até o consumidor maranhense, além da saúde e bem-estar dos animais.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: