PUBLICIDADE

Maranhão

Sema lança o Programa Maranhão sem Queimadas no município de Caxias

Maranhão é o terceiro estado do Brasil com maior número de focos de incêndio.

Por: Ascom | Data: 05/08/2022 08:45 - Atualizado em 05/08/2022 08:47
Compartilhar

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Prefeitura Municipal de Caxias, realiza, nesta sexta-feira (5), o lançamento do Programa Maranhão Sem Queimadas - Etapa Caxias.

O programa já foi lançado em outras cidades, a exemplo de Imperatriz e Mirador, e engloba um conjunto de ações preventivas e de combate a queimadas, tendo em vista a proximidade do período de estiagem e as consequentes ocorrências que afetam os diversos biomas maranhenses.

Em Caxias, o lançamento do programa contará com a palestra “Conceitos, legislação sobre uso do fogo, práticas sustentáveis, monitoramento de queimadas e incêndios florestais”. Serão esclarecidas formas alternativas, preventivas e de conscientização para a implementação do uso do fogo na agricultura.

Durante o evento, também será realizada a assinatura do termo de entrega e recebimento de equipamentos para unidades do Corpo de Bombeiros nos municípios de Caxias, Chapadinha e Buriti Bravo, reforçando as ações de combate a queimadas e ao desmatamento.

Atualmente, o Programa Maranhão Sem Queimadas, iniciado em 2020, beneficia 16 municípios e tem como principal objetivo promover a capacitação de grupos de brigadistas para combater e diminuir o número de queimadas, focos de incêndio e conscientizar sobre os malefícios da prática nas regiões que possuem os maiores índices de queimadas no estado.

O Maranhão é o terceiro estado do Brasil com maior número de focos de incêndio, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), contabilizando mais de 3.500 ocorrências de focos nos primeiros sete meses do ano. 

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: