PUBLICIDADE

Responsive image

Wybson Carvalho

Recanto do Poeta

Caxias, 184 anos de emancipação política


Caxias completou 184 emancipação política, neste domingo, 05 de julho/2020. O ato, que representa a elevação à categoria de cidade, aconteceu em 05 de julho de 1836, por meio da Lei Provincial nº 24, assinada pelo presidente da Província Antônio Pedro da Costa Ferreira, pois, até então, existia a Vila de Caxias.

A “Princesa do Sertão”, como passou a ser carinhosamente conhecida, quando do período em que foi elevada à categoria de cidade, representava um grande centro de poder, sendo depois de São Luís, capital do Estado, já naquele momento, a primeira cidade mais importante do Maranhão.

Hoje, Caxias é o quinto município mais populoso do Maranhão, com uma população de, aproximadamente, 165 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. A área do município é de 5.150,667 quilômetros quadrados, o que a torna a terceira maior cidade do Estado. É cortada pelo rio Itapecuru e seus afluentes.

É um dos maiores centros educacionais do Estado, graças a seu grande desempenho político e cultural do Maranhão. Caxias tem uma arquitetura herdada do século XIX e início do século XX no estilo português.

Do ponto de vista econômico, o município concentra arranjos produtivos focados nos setores de produtos e serviços, agropecuária, além de setores produtivos, onde se destacam o segmento de produção alimentícia, de bebidas e de cosméticos.

A cidade dispõe de cinco instituições de ensino superior privadas e duas públicas que ofertam ao alunado local e da região diversos cursos.

Nós, caxienses, não devemos deixar de vivermos, civicamente, em nossas casas, a data alusiva à Emancipação Política da Princesa do Sertão Maranhense, neste momento no qual o mundo passa por uma pandemia sanitária. Pois, aqui, em Caxias o Governo Municipal tem envidado esforços com ações públicas de combate e enfrentamento, diuturnamente,
para nos proteger a todas e a todos nós, caxienses, dessa pandemia! Portanto, neste domingo, viva a cidade de Caxias; a Princesa do Sertão Maranhense, pelos seus 184 anos de emancipação política!

 

Canção ao exílio

Em minha terra havia palmeiras e o canto dos sabiás.
nela, exalava o perfume dos jardins urbanos.
dela, ouvia-se a linguagem singela do cotidiano.
com a minha cidade crescia a romântica dos poetas...

A inimizade humana passava por sobre ela
em eólica turbulência rumo às outras plagas,
para derramar-se noutros cenários de ganância existencial.

À minha terra, na infância, ouviam-se sinfonias sabianas
nas manhãs iniciais de um futuro já desenhado ao abandono.
e, agora, quais árvores darão abrigo a outros pássaros canoros
para entoarem um canto de saudade?


Comentários


Colunas anteriores

Poemas a sós

Instantes...           Há pouco tempo o sol e a lua se encontraram por minutos e, lamentavelmente, não se completaram em si próprios... pois, a natureza é a diversificada mãe dos astros...! Abandono e solidão ...!  ... teu silêncio e tua ausência invadem à minha alma e ao meu sentimento e se irmanam à leitura das páginas do teu livro. Sim, agora, sei os teus...
Continuar lendo
Data:24/04/2024 14:54

Poemas a incriminar

Oferta à vida  Haveria prata, ouro e diamantes, se eu preferisse caminhar certo pelos tortos e estabelecidos caminhos pautados em tua ambiência. mas, vesti-me do nada e rumei por veredas aziagas do meu inferno existencial a destruir ilações sobre nosso espaço.   Sentenciado  Inculpado, mas transformado num ser; enfermo, desiludido e tão só… sem horizonte a seguir e com inércia se alimentando de...
Continuar lendo
Data:16/04/2024 22:31

Poemas dantescos

Perdão  Natureza e obra eternas, unicidade ubíqua em onipotência e onipresença, — caí em tentações pecaminosas! livrai-me de insidiosa luz do fogo. mas não me deixeis nas trevas. não sou digno de beber do vinho e comer do pão! porém, lavai-me as feridas com meu próprio sangue, aliviai-me a dor para que sacie a minha própria fé, e, então, salvai-me do que fui ao...
Continuar lendo
Data:09/04/2024 17:21

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: